ATIVIDADES EXTRACURRICULARES - 2017/18

Destinatários

Responsáveis

Ballet

O ballet é uma atividade artística com uma forte componente lúdica e de diversão, em que se utiliza o movimento como ponte para o exterior, como fonte de expressão. É uma atividade que não só desenvolve a flexibilidade, boa postura, coordenação motora e força, mas também uma forma das crianças adquirirem novas capacidades de comunicação, cooperação, respeito pelo outro e respeito e valorização de si mesmo. Aumento da capacidade de concentração, da criatividade e da autoestima, são outros benefícios do ballet.

- Jardim de Infância

Denise Melo

Inglês

De modo atraente para as crianças e com recurso a métodos ativos, meios audiovisuais e informáticos e materiais didáticos diversificados, pretende desenvolver competências linguísticas como ouvir, falar, ler e escrever a língua inglesa.

- Jardim de Infância (4 e 5 anos);

- 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Instituto de Línguas de Angra

Ginástica de Trampolins

A Ginástica é de importância fundamental para o desenvolvimento global da criança, na valorização da motricidade com estimulação das capacidades, construção e aperfeiçoamento das aptidões.

- Jardim de Infância;

- 1º C. E.B.

- 2º C.E.B.

- David França

Catequese

A Evangelização constitui a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade” (cf. Evangelii Nuntiandi”)

Sendo o Colégio de Santa Clara uma Escola Católica, espaço e rosto da Igreja, faz parte da sua natureza a evangelização direta.

- 1º, 2º e 3º anos

- 4º anos

- 5º e 6º anos

* Ir. Conceição Nunes

* Ir. Maria de Lurdes Dutra

Oficina de Filosofia para crianças

“Questionar, sentir e construir diálogos filosóficos” é uma atividade filosófica que visa promover as competências cognitivas, afetivas e comportamentais das

crianças.

5 anos e 1º ano

2º,3º e 4º ano do 1º C.E.B.

Ana Lúcia Ribeiro

Escolinhas do Desporto

É um conjunto de atividades desportivas, de carácter lúdico, orientado em respeito pelas características dominantes do desenvolvimento motor, psicológico, intelectual e social da criança bem como dos seus interesses e motivações.

(Ténis, Karaté, Futsal)

- 1º Ciclo do Ensino Básico.

João Malheiro (Ténis)

Carlos Ferreira

(Karaté)

Monitor do Club de Golfe

(Golfe)

Ginástica

A modalidade ginástica para todos concentra-se na aprendizagem dos fundamentos da ginástica e melhoria das aptidões físicas de uma forma divertida.

A modalidade de Teamgym consiste em 3 disciplinas:

- Saltos no mini-trampolim com e sem mesa de saltos.

- Exercícios/Esquemas no solo.

- Tumbling

E um desporto praticado por equipas masculinas, femininas ou mistas de 8 a 12 elementos.

1º C.E.B. Nuno Pereira
Atelier de Estimulação de Competências Sociolinguísticas

Objetivos:

Estimular o desenvolvimento pessoal;

• Promover a aquisição de competências socio-afetivas;

• Estimular a consciência fonológica;

• Desenvolver o conhecimento da língua (componente expressiva e compreensiva);

• Potenciar a capacidade visuo-percetiva;

• Desenvolver de competências motoras.

5 anos do Jardim de Infância

FALARTE: Rute Fonte (Terapeuta da Fala) e Soraia Ribeiro (Psicóloga)

Yoga Kids

O Sunshine Yoga Kids é uma metodologia específica de Yoga para crianças, já em fase escolar, muito divertida e cooperativa, com o objetivo de desenvolver o potencial da criança como um todo com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais. Através das histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações cultivamos os princípios da não-violência, da verdade e da alegria enquanto as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções. Um método que acrescenta criatividade, aprendizagem e diversão aos conceitos do Yoga.

1º C.E.B. Sandra Santos

Natação

A natação contribui para a formação e desenvolvimento global dos alunos. Faz apelo às mais variadas capacidades físicas, nomeadamente, força, coordenação, flexibilidade, por outro lado, as suas vertentes coletivas possibilitam o desenvolvimento das capacidades intelectuais.

Jardim de Infância

1º C.E.B.